Bloqueio Facetário

 

Bloqueio Facetário é um procedimento minimamente invasivo cujo o objetivo é interromper os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central. As infiltrações são compostas por medicamentos como anestésicos, corticóides e antiinflamatórios. Podem fornecer alívio para as dores na coluna cervical, lombar e torácica, bem como as dores em articulações ou irradiadas para os membros superiores e inferiores.

Todo procedimento é feito com monitoração de imagem com ajuda do ultrassom ou da radioscopia (RX em tempo real), conferindo assim, maior precisão e segurança. Além disso, é realizado no centro cirúrgico para assegurar o bom uso desses aparelhos.

Quando as estruturas da coluna sofrem por doenças degenerativas, como uma hérnia de disco, estenose vertebral e a artrose (bico de papagaio), temos uma inflamação local que causa dor e eventualmente irradiação e dormência com sensações de choques nas pernas e nos braços. Entre as opções de tratamentos conservadores estão a fisioterapia, acupuntura, RPG, o uso de medicações orais, e o bloqueio anestésico para aliviar as dores.