2222_edited.jpg

Publicações

O avanço da tecnologia, bem como o domínio do seu uso, tem possibilitado cada vez mais a escolha por técnicas cirúrgicas menos invasivas para o tratamento de patologias do sistema nervoso central. Embora os acessos minimamente invasivos sejam mais comuns no contexto de cirurgias eletivas, a opção por técnicas menos invasivas tem se estendido, em casos selecionados, para a neurotraumatologia, como relatado nesse artigo. Trata-se do caso de um paciente que apresentava lesão traumática de órbita com extensão para o compartimento intracraniano, em que foi realizado acesso supra orbital “Keyhole”, com ótimo resultado cirúrgico.   

publi1.png

Os teratomas de órbita são lesões raras, mas devem ser consideradas no diagnóstico diferencial de proptose em neonatos.  Entre os diagnósticos diferenciais encontram-se neuroblastoma, encefalocele, meduloepitelioma e rabdomiossarcoma. A excisão cirúrgica é o tratamento de escolha e, se precoce, pode ser curativa.

publicacoes.png

Fístulas arteriovenosas durais (FAVDs) correspondem a 10–15% das malformações arteriovenosas intracranianas e são shunts entre vasos arteriais e capilares venosos. A apresentação clínica e evolução são variáveis. O caso exposto se trata de uma FAVD extracraniana com evolução inusitada.

publicacoes.png

Este artigo relata um caso raro de hidrocefalia por disfunção de derivação ventriculoperitoneal, após fratura não traumática do cateter e migração do mesmo para a bolsa escrotal. Embora a complicação relatada no artigo não seja evitável, algumas estratégias cirúrgicas podem reduzir sua incidência. Promover a conscientização desse tipo de complicação também é uma ferramenta importante para o oferecer o melhor cuidado aos pacientes. 

publi2.png

Aneurismas cerebrais rotos são casos de urgência e o tempo e tipo de tratamento são indicadores de qualidade de assistência. Neste trabalho observou-se que as taxas de ressangramento e de vasoespasmo clínico não foram maiores que os descritos na literatura. Porem é necessário melhor planejamento para que todos os casos de aneurisma cerebral roto em nosso meio recebam tratamento definitivo dentro dos intervalos de tempo aceitáveis pelas sociedades internacionais, incluindo oferecer maior disponibilidade de tratamento endovascular de urgência pelo SUS.

publicacoes.png

Outras Publicações em congressos.

congressos.jpeg